loader

Uso de Inteligência Artificial no Ambiente de Trabalho Pode Liberar 24 Dias Úteis Anualmente, Indica Pesquisa

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Uso de Inteligência Artificial no Ambiente de Trabalho Pode Liberar 24 Dias Úteis Anualmente, Indica Pesquisa
Uso de Inteligência Artificial no Ambiente de Trabalho Pode Liberar 24 Dias Úteis Anualmente, Indica Pesquisa

Um estudo global realizado pela Freshworks, uma empresa reconhecida no desenvolvimento de softwares empresariais com Inteligência Artificial (IA), apontou que a adoção de IA no ambiente profissional pode resultar em uma economia de até 24 dias úteis por ano.

Segundo a pesquisa, a aplicação de ferramentas de IA pode resultar em uma redução aproximada de 3 horas e 47 minutos durante uma semana típica de trabalho. Ao longo de um ano, essa economia representaria 24 dias, considerando uma carga horária de 8 horas diárias.

O levantamento identificou que as atividades mais realizadas com suporte de IA incluem: produção de conteúdo (48%), análise de dados (45%) e tradução ou revisão de textos e áudios (45%).

A pesquisa foi realizada com base nas experiências de mais de 7.000 profissionais de 12 países, incluindo Alemanha, Austrália, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Emirados Árabes, França, Índia, México, Nova Zelândia, Reino Unido e Singapura, dos quais 1.500 são das nações da América Latina. O estudo busca entender as percepções, o uso e o valor atribuído pelos trabalhadores às ferramentas de IA em suas atividades diárias. Veja a seguir outras conclusões relevantes.

O Setor de TI Lidera a Utilização de IA; Marketing é o Segundo Mais Ativo

De acordo com a pesquisa da Freshworks, 89% dos profissionais de TI utilizam IA pelo menos uma vez por mês. O setor de Marketing aparece em segundo lugar, com 86% dos especialistas relatando o mesmo uso.

A frequência de uso da IA em outros departamentos é inferior: Jurídico (53%), Atendimento ao Cliente (64%), Contabilidade (74%), Vendas (74%) e Recursos Humanos (77%). De maneira geral, o estudo revela que três em cada quatro profissionais (76%) já fazem uso de IA em suas atividades.

Motivação das Empresas para Adotar IA é o Medo de Ficar para Trás

Outra descoberta interessante da pesquisa é que mais de 37% dos profissionais afirma que as empresas implementam ferramentas de IA pela preocupação de perder oportunidades significativas (“fear of missing out”) ou para se proteger de inovações que os concorrentes possam aproveitar antes delas. Ademais, 47% dos profissionais de TI reconhecem que colegas de suas organizações utilizam IA no cotidiano, mas muitos não se dão conta disso.

Profissionais Reconhecem o Potencial da IA, Mas Defendem a Validação Humana

Os dados mostram que 72% dos trabalhadores acreditam que a IA oferece valor para o ambiente de negócios. Os profissionais de TI (84%) e de Marketing (80%) são os que mais confiam nos benefícios da tecnologia. As razões principais citadas são a boa qualidade do trabalho realizado (59%), o aumento da produtividade (57%) e a eficácia em atender às solicitações (49%).

No entanto, mais de 69% dos entrevistados afirmam que confiariam mais na IA se houvesse uma revisão humana obrigatória dos resultados. A mesma proporção acredita que a IA nunca substituirá completamente os seres humanos em suas funções.

Quer acessar o relatório completo? acesse aqui


Publicada por: Leandro Borges

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar Hertz Rádio do Brasil direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 Hertz Rádio do Brasil. Todos os direitos Reservados - Sistema Coletivo Hertz Soluções de Inclusão Profissional LTDA | CNPJ 26.799.347/0001-30