Broadcast é um termo que vem do inglês e significa transmitir.
É o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação para muitos receptores ao mesmo tempo. É formado por duas palavras distintas: broad, que significa largo ou em larga escala, e cast, que significa enviar, projetar, transmitir.
O broadcast é responsável pela transmissão de qualquer tipo de mídia. Pode ser via ondas de rádio, satélite, cabos, fibras ópticas, linhas telefônicas etc. Na internet, fazer broadcast é fazer essa transmissão — geralmente, de vídeos e músicas.
Os meios de comunicação como rádio ou televisão são exemplos práticos de difusão broadcast, onde uma ou mais antenas de transmissão enviam o sinal televisivo (ou radiodifusor) por meio de ondas eletromagnéticas para qualquer aparelho de TV ou rádio, que captura o sinal.
Para falar um pouco mais sobre a história do broadcast, vamos falar sobre algumas das principais formas de transmissão que revolucionaram a comunicação no mundo: rádio, TV e internet.
Alguns historiadores afirmam que a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX. Porém, os méritos da criação do rádio foram dados a Nikola Tesla, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projeto.
Na mesma época, em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes em experiências feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia. Ele fez as primeiras transmissões no mundo, entre Medianeira e o morro Santa Teresa.
A primeira transmissão radiofônica no Brasil foi realizada em 1922. Um ano depois, em 1923, Roquette Pinto e Henrique Morize fundam a primeira emissora brasileira, Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
A história registra o dia de 30 de setembro de 1929 como um marco para a televisão no mundo. Nesta data, o escocês naturalizado inglês John Baird (1888-1946) obteve permissão para colocar no ar um serviço experimental de televisão com a BBC de Londres.
A data de sua invenção remonta a 1920. Porém, a inauguração oficial com transmissões regulares aconteceu somente 11 anos depois, a partir de 1931.
No Brasil, a história começa quando Assis Chateaubriand, do império de comunicações “Diários Associados”, iniciou, de uma maneira improvisada, as transmissões da TV Tupi em São Paulo. A primeira transmissão foi em 4 de julho de 1950, com uma apresentação musical de Frei José Mojica, famoso ex-ator de cinema da época.
Os primeiros conteúdos transmitidos eram adaptações de programas de rádio e peças de teatro. Tudo era feito ao vivo, pois a única forma de registro de sons e imagens na época era em película cinematográfica. Deste momento para cá, muito se evoluiu na história da televisão e do broadcast.
Em 1980, a internet chegou ao Brasil com acesso restrito ao meio acadêmico e científico. Somente em 1991 esta tecnologia passou a ser usada por órgãos do governo, e somente em 1995 a internet teve acesso público.
Em 1999, acontece a primeira transmissão de vídeo/áudio pela internet na América Latina.
A década de 2000 foi marcada pelo sucesso das redes sociais. Em 2002, foi criado o Orkut, que foi uma das redes sociais mais populares do Brasil. Até que, dois anos depois, em 2004, Mark Zuckerberg fundou o Facebook, que veio a se tornar a maior rede social do mundo.
A popularização do termo broadcast veio com a evolução da internet.
Quem se lembra dos primórdios do YouTube em 2005, vai se lembrar do uso da palavra broadcast, que apareceria no primeiro slogan desta gigante dos vídeos. “YouTube: broadcast yourself”.
Com o passar dos anos, a internet foi evoluindo, se popularizando e mudando radicalmente a forma das pessoas de comunicarem. Em 2015, o 4G chega ao Brasil – mas esta evolução para melhoria de sinal e velocidade só está no começo.
Um assunto que vem gerando polêmicas e certamente é um marco na história do broadcast no Brasil é o encerramento da transmissão do sinal de TV analógica, que se estenderá até outubro de 2017 em todo o país.
Sem dúvida, a qualidade de imagem é bem superior à do sinal analógico. Porém, este não é o único nem o principal fator para a mudança. Todo esse remanejamento está acontecendo para que a faixa de 700 MHz, atualmente usada pelas TVs analógicas, possa ser liberada para a rede 4G.
Hoje, a rede móvel usa a frequência de 2.600 MHz, que tem um comprimento de ondas maior, e por isso enfrenta mais dificuldade na hora de atravessar paredes e outros obstáculos. Por ter maior propagação, a faixa de 700 MHz atingirá mais usuários, além de facilitar a compra de dispositivos no exterior, uma vez que desaparecerá o problema de compatibilidade, já que estes dispositivos também usam a frequência 4G.
Uma das grandes apostas para o desenvolvimento do 4G e melhoria dos serviços de internet é a explosão da tecnologia de transmissão ao vivo, ou live streaming, já popularizada pelas redes sociais, e o crescimento do compartilhamento e comunicação por vídeos.
Como já mencionamos, o broadcast possui um sentido bem amplo. Para dar mais especificidade à forma de como esta transmissão ocorre, há outros termos que aparecem com frequência e que podem gerar algum tipo de confusão. Seguem os principais:
Ocorre quando a transmissão envolve um único remetente e um único transmissor.
Acontece quando um único emissor transmite para alguns destinos escolhidos.
Exemplo: uma transmissão liberada para alguns usuários.
Webcast é a transmissão de áudio e vídeo utilizando a tecnologia streaming media.
Quando o compartilhamento envolve um arquivo de áudio.
Método de distribuição de vídeos pela internet ou por uma rede de computadores.
Pode ser entendido como live streaming. Para saber tudo sobre live streaming, clique aqui.
Fontes de pesquisa:
Breve história da TV no Brasil
História da Radiofusão
Começo da internet no Brasil
Publicada por: Leandro B Ruffo
Copyright © 2024 Hertz Rádio do Brasil. Todos os direitos Reservados - Sistema Hertz Soluções de Inclusão Profissional LTDA | CNPJ 26.799.347/0001-30